sexta-feira, 17 de abril de 2015

Foto: João Caldas | Divulgação
O Homem de La Manha é dirigido por Miguel Falabella está em cartaz no Teatro do Sesi, em São Paulo - Foto: João Caldas | Divulgação

1 – Poema multimídia na Casa das Rosas 


A casa das Rosas apresenta neste mês de abril, para todo bom amante de poemas mesclados à tecnologia, uma amostra imperdível de poemas multimídia.

Para aqueles que sabem apreciar uma oportunidade de interagir com a literatura provavelmente já ouviram falar no mais famoso poeta brasileiro da área, Paulo Aquarone (1997 as 2014).

Desde a década de 1990 Aquarone traz para o público a experiência de vivenciar, de uma forma mais lúdica, trabalhos poéticos com apelos visuais. Usufruindo de vídeos à instalações, o poeta já teve suas obras em solo internacional, como por exemplo Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, revistas impressas também não deixam de noticiar o seu trabalho em países como o México, Argentina e Espanha. 

Se como um bom telespectador você deseja ter uma experiência lúdica e instigar sua imaginação a interagir com o universo de Paulo Aquarone, não deixe de apreciar uma oportunidade de aproximar-se do poeta em uma exposição grátis. 

Do dia 07/04 a 26/04/2015, na Casa das Rosas Av. Paulista 37. 


2 – 3º Bienal Internacional de Graffiti


Mais uma vez o parque Ibirapuera abre as portas para abrigar uma excelente exposição. Dessa vez, para não deixar por menos, o parque queridinho de todos traz para seu cartaz a terceira edição da Bienal Internacional de Graffiti Fini Art. 

O street art entra em cena no Pavilhão das Culturas Brasileiras a partir do dia 18 de abril para ficar exposto até 19 de maio, exato um mês para ficar a disposição do publico, a apreciação da exposição ficara disponível todas as terças, das 10h às 21h, e de quarta à domingo, das 10h às 18h.

Nesta edição do BIG a exposição contara em media, com cerca de 60 artistas vindos de diversos locais do mundo, artistas que ganharam a atualidade por meio de pincéis, spray e estêncil estarão se encontrando para expor obras e formatos únicos. 

O evento é totalmente de graça, basta que o publico se disponha ao compromisso de chegar cedo para guardar sua vez 

3 – 20º Festival Internacional de Documentários 


Como todo bom evento gratuito, um dos maiores festivais voltado para a cultura do documentário na America Latina, a 20º edição do evento traz como tema o ‘É tudo Verdade – Festival Internacional do documentário.

Acontecendo do dia 10 à 19 de abril, o festival realizado com o apoio da CCBB trará como tema central o dialogo entre duas décadas importantíssimas, serão apresentado. Em uma retropesctiva, a 20º edição do evento estará homenageando os 80 anos do documentarista Vladimir Carvalho.

O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, rua Álvares Penteado, 112 – centro. 

4 – O homem de La mancha 


Para aqueles que preferem uma boa arte a qualquer outro tipo de passeio, Miguel Falabella apresenta sobre sua direção mais uma peça que promete dar o que falar. ‘O Homem de La Mancha’ se passa dentro de um manicômio quase nos últimos segundos dos anos 30, no ano que por algum motivo indefinido, Cervantes tiveram de rever um manuscrito, o que vai acontecer a partir daí? Bem, essa é uma pergunta que somente o próprio Falabella poderá lhe responder. 

A peça está em cartaz desde o mês de janeiro, mas vale lembrar que, se tratando de permanecer em São Paulo, a peça estará disponível apenas até o mês de junho.

Vale lembrar que a peça encontra-se em cartaz no Teatro do Sesi – SP, totalmente gratuito para o publico. 

5 – Cine na praça 


Alfred Hitchcock.

Esse nome te lembra alguma coisa? Para aqueles que disseram sim, e mesmo para os que por vezes não ligam o nome a pessoa, sim senhoras e senhores, Alfred Hitchcock é o homenageado do mês de abril no cine na praça. O diretor é responsável não só por filmes como “Janela Indiscreta” mas também como um dos maiores clássicos da historia do cinema, “Psicose”. 

Aclamado por seu excelente desempenhar em direções de filmes o diretor estará a “mostra”, através de sua arte, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de abril na praça Victor Civita, vale a pena conferir os clássicos contos de terror de Hitchcock com pipoca na faixa e entrada totalmente gratuita. 

6 – Flashexpo Magali 


Uma exposição feita especialmente para os pais, ainda que o nome não aparente.
Todos aqueles que tem uma pequena criança dentro de casa, com toda certeza do mundo, conhecem o lamurio que é para conseguir mante-las ocupadas, em atividades, principalmente de final de semana.

Pensando nisso, em como tornar o passeio com os pais mais divertido, o cartunista e jornalista José Alberto Lovetro decidiu tornar ainda mais divertido o retorno destas famílias ao lar. De 10 a 30 de abril a estação da Sé estará recebendo, em comemoração aos 50 anos de vida da personagem Magali, uma exposição repleta de homenagens a baixinha comilona que ganhou o coração de toda criança ao longo dos anos. 

A exposição estará disponível no metro no período de funcionamento do mesmo, podendo ser visitada por todos os públicos. 

7 – A natureza da invenção – Leonardo da Vinci em SP 


Já pensou em poder entrar na mente e no mundo daquele artista que você tanto admirou, podendo assim entender melhor o que tanto se passava em sua mente tão conturbada? Bem, para aquele que já foi capaz de trazer para o Brasil uma exposição tão realista e perfeita dos corpos humanos, tornar aquilo que se passava em sua mente visível aos olhos de terceiros, por mais bizarro que pudesse parecer em sua época, tornou-se algo fácil e até muito divertido de se experimentar.

Ficou curioso? É exatamente para suprir essa curiosidade que a exposição “a natureza da invenção” chegou no Brasil em novembro de 2014 e até agora se mantém em pé. 

Porém, nem tudo que é bom dura para sempre, a exposição prevê seu fim para o final do mês de maio, portanto, agora é correr para conseguir apreciar – se possível – mais de uma vez as mais de 40 peças e instalações que explicam melhor o universo preso na mente de Da Vinci.

A exposição está instalada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na av. Paulista, 1313. Perto da estação de metro Trianon – MASP e funciona de segunda a domindo das 10h às 20h. 

8 – Bicho de pé 


Uma boa pedida para aqueles que desejam conhecer algo novo, ou, talvez, apenas talvez, para aqueles que são incrivelmente apaixonados pela cultura do nordeste mas infelizmente não tem tanto acesso, não sinta-se desmotivado. 

O mês de abril já está pela metade mas ainda reserva boas surpresas! No dia 18 de abril o grupo “Bicho de pé” estará se apresentando no Sesc Interlagos em comemoração dos 16 anos de carreira. Com musicas típicas da cultura norte e nordeste, a apresentação estará banhada em ritmos de baião, forró, axé, carimbó e arrastapé, uma verdadeira festa!

Não fique fora dessa e participe da apresentação que será feita totalmente de graça para os amantes do ritmo que mais ganha solo brasileiro. 

9 – Lux Et Filum, uma visão contemporânea de Caravaggio


Você já chegou a se imaginar no lugar de um grande artista? Mais especificamente, um pintor? E se você tivesse esse dom para a arte das telas, conseguiria transmitir com total veracidade toda a arte e emoção que sente misturado aos distúrbios e conflitos existentes na sociedade atual?

Talvez esta tenha sido a pergunta que levou a fotografa Monica Silva a recriar um olhar sobre as peças de Caravaggio, dando-lhe um olhar contemporâneo que apenas a fotografa pode imaginar. 

Monica tenta explorar as pegadas do passado para contar o presente e é exatamente isso que está sendo contado em suas fotos expostas no instituto Italiano di Cultura de São Paulo. A exposição vai até dia 17 de abril e estará funcionando de terças das 19:30 às 21:30, e de quarta a sexta das 10h às 17h.

10 – Grand Bazaar 


Você já se perguntou se por um acaso existe no Brasil algum grupo que se dedique a arte musical tradicional da Romênia e da Sérvia? 

Se já, saiba que a resposta é: sim! Existe e está prestes a fazer um show super agradável no Sesc da Vila Mariana no dia 21 de abril. 

O grupo dedica-se ao universo balcânico mantendo suas musicas nos estilos tradicionais, nada de mistura ou transformação de estilo. 

Vale a pena dar uma conferida, quem sabe não é um ritmo que tenha vindo para modificar a concepção de musica do mundo? Claro, do mundo todo não, mas de alguns... 
Com toda certeza!

Redação O Trem

0 comentários: