domingo, 15 de março de 2015

Porque será que Alex Newell e Cristiano Ronaldo são tidos como paradigmas opostos de beleza? Por que será que ser considerado belo um homem deva ser definido, branco e ter traços eurocêntricos?


Alex Newell – Ator do Seriado Glee                                                     Cristiano Ronaldo – Jogador de futebol


A resposta está em que vivemos em uma sociedade moldada a acreditar que o continente europeu represente o modelo de beleza a ser seguido e por isso rejeita de forma explicita as outras belezas. Basta olhar os catálogos de moda, anúncios publicitários que nos cercam séries de televisão e novelas em que negros em raríssimas ocasiões fazem papel de destaque em suas tramas. 

Imagine então para um trans que luta por afirmar o seu gênero em sua sociedade machista heteronormativa cisgênera que apregoa que falos definam a virilidade vigente em um homem e também que para ser considerado O HOMEM tido como ideal tenha de ser uma aparência extremamente masculinizada. 

Visando romper com esse paradigma que martiriza muitos homens trans que não se sentem contemplados com esse padrão heteronormativo cisgênero de masculinidade, recentemente, alguns homens trans fizeram uma campanha através das redes sociais para disseminar a campanha #vaibrotardochão, que tem como objetivo protestar contra os padrões de beleza impostos a eles, que são pressionados a atingir um ideal de aparência masculina para serem aceitos.

O impacto dessa ação é de suma importância para dizer que o corpo trans já rompendo muitos paradigmas do que seja considerado cisnormativo tem de vivenciar a sua transmasculinidade livre dessas amarras sociais do que seja tido como padrão masculino. 

Pelo fato que o corpo dos homens trans independente de seu estágio no processo transexualizador, estes são homens independentes das mudanças realizadas em seus corpos. Tem de ter mente que muitos optam por não usarem hormônios e nem fazerem cirurgias por entenderem a sua masculinidade sem a necessidade de mudanças corporais. E outros que optam por somente se hormonizarem e não realizarem cirurgias, por exemplo.

O mito que a masculinidade esteja atrelada a um padrão de comportamentos, vestimentas e aparência física tem de ser eliminado em nossa sociedade.

Por que um homem trans que tenha desejo de exercer a paternidade gerando o seu próprio filho não pode fazê-lo sem sofrer represálias? Por que um homem trans ou cis que decida romper com as vestimentas lidas como masculinas deva ser rechaçado? Por que um homem trans ou cis que demonstre emoções tenha se questionado sobre a sua orientação sexual?

São porquês que regem uma sociedade desesperada em rotular em tudo na tentativa de controlar o que seja a ideal masculinidade assim evitando a necessidade de se implementar a equalidade dos gêneros pois, ser homem é perceber-se como tal e não simplesmente ter nascido um. 

Os conceitos de belo e feio devem ser revistos para assim não vivermos desejando a atingir padrões inatingíveis de beleza que só adoecem e alienam aqueles(as) que a buscam fazendo com que a multiplicidade dos corpos nunca seja entendida.



0 comentários: