"Acredito que a ação que o tempo tem sobre nós, seres limitados, não cabe em nós, pois ele se estende, infinitamente..."
![]() |
| Stop time III / Vimark |
Olá leitores do "O Trem"!
Muito bom estar de volta, compartilhando ideias acerca de vários assuntos que rondam meu imaginário. O tema da vez é "o tempo"; sem perder o mesmo, espero que todos curtam as teorias,devaneios e filósofos a seguir...
O quão importante o tempo é para nós?
Tal questão já passou por minha cabeça algumas vezes, o valor diferente que cada um dá ao tempo, mas decidi falar dele.Enquanto escrevia outro texto para "O Trem", meu irmão veio me visitar e eu estava digitando, parava para trocar algumas palavras, foi quando percebi que ele havia estendido minha roupa que estava na máquina de lavar, certo de que tal gesto talvez passasse desapercebido pela maioria, mas me veio como um tiro de pensamentos, você doa seu tempo para alguém? Vende? Apenas está no tempo, sendo levado por ele? O quão físico e subjetivo o tempo pode ser, tão letal e ao mesmo tempo negligenciado.
Para os físicos, o tempo é geralmente considerado uma grandeza real do mundo físico, que existe de maneira independente de sujeitos conscientes. Mesmo no debate a respeito do espaço e tempo serem absolutos, anteriores à matéria, ou relativos, dependendo da relação entre os corpos materiais. A maioria dos físicos parece pressupor que a resposta a essa questão independeria da presença de seres inteligentes no Universo. Nesse sentido, trata-se de uma concepção realista a respeito do espaço e do tempo independente mesmo, até da visão quântica que diz: tudo se transforma e depende da visão do observador. Por exemplo, uma partícula pode parecer uma centelha quando observada por aparelhos específicos, já de longe pode a mesma partícula ter apenas uma forma de onda, mas será mesmo que o tempo independe do observador?
Acredito que a ação que o tempo tem sobre nós, seres limitados, não cabe em nós, pois ele se estende, infinitamente, ao menos de um ponto inicial. Quando houve luz, assim como diz a ciência e muitas religiões. Ele se move sem parar e nos move de diversas formas como ele, aqui e ali, em cavernas, em universidades, mosteiros e retiros escondidos, homens deixaram de disputar e começaram a investigar, a alquimia foi transformada em química; da astrologia, os homens foram tateando com tímida ousadia para a astronomia; e das fábulas dos animais que falavam veio a ciência da zoologia. À medida que aumentava o conhecimento, diminuía o medo; os homens pensavam menos em adorar o desconhecido, e mais em dominá-lo (...) Não havia limites, agora, para o que o homem poderia fazer, mas ao deixar de caminhar com o tempo e ser apenas levado por ele, nosso conhecimento se tornou falso e talvez com isso fadados ao fim por nossas próprias mãos.
"Tempo e espaço são a oposição entre o infinito e o igual a si mesmo, 'são' na natureza como sua ideia ou esta mesma na determinidade da absoluta igualdade a si. A realidade do espaço e do tempo, ou sua reflexão em si mesma, como particularizada, é ela mesma a expressão da totalidade dos momentos; mas o 'que é' assim separado neles." - Hegel
Quanto exista no tempo, o Homem participa a si próprio como pertencente do atemporal, porém a grandeza aqui talvez esteja no elo homogêneo que podemos ter com todos a nossa volta, se o tempo que nos leva a alma, nos traz uma nova vida, nos ensina, sermos não divididos, mas sim, somando ao tempo de cada um, se somássemos nossas relatividades, o subjetivo sobressairia; o físico então... Assim, aquilo que é impossível para minhas mãos, seria possível, porque de fato estaríamos ligados a algo mais próximo do Atemporal, conectados a uma experiência quase que primária dos Cosmos e todas as coisas neles compreendidas.
Com total respeito às teorias de Einstein (que sou muito fã), mas a existência das coisas que eram inexistentes, não poderia ser uma forma a priori da sensibilidade, se não fosse também uma forma a priori dos dados sensíveis em si mesmos. Encontre o tempo indepente do espaço, quebre a lei não vigente nos governos, mas sim na fisica, do seu "eu", e encontre-me no reino do nós, do nó, do elo no tempo.
Obrigado por ler e até a próxima!
Leia também
Quantas pessoas você ama?
A Máscara em Todos Nós


1 comentários:
Primo, seu texto é muito bom 👏👏👏
Postar um comentário