Porque às vezes, meu amigo, a resposta está soprando ao vento
Robert Allen Zimmerman.
Um dos artistas mais importantes da década de 60, (inclusive não tocou no Woodstock por motivos indecifráveis), cantou “Knocking on Heaven’s Door” para o Papa João Paulo II em 1997 em Bologna, Itália, não muito amado por Woody Allen e autor de músicas enfeitadas ao som de gaita, um instrumento muito arriscado, pois caso você não o equilibre corretamente ao restante dos instrumentos fica, carinhosamente dizendo, irritante. Esses amontoados de informações dizem respeito a nada menos que Bob Dylan, um dos artistas que mais influentes da história da música.
Confesso que comecei a escutar Bob Dylan em tempos não muito atuais, mas recordo a primeira vez quando o escutei pela primeira vez, enquanto passeava pelas ruas e encontrei uma loja de discos antigos em algum lugar da cidade, entrei na loja e me deparei pela primeira vez com um dos vários álbuns de Bob, entre eles o clássico “The Freewheelin’ Bob Dylan”. Como sempre, nenhum dinheiro no bolso, mas havia pequenas máquinas que ao encostar o código de barras cuidadosamente, era possível ouvir uma boa parte da música. Tudo bem, eu sei, existem várias máquinas como essas em diversas lojas, livrarias e tudo o mais atualmente, mas a questão era que naquele momento foi diferente. De qualquer forma, acabei escutando a primeira faixa do álbum, a clássica “Blowin’ In the Wind” e, por um momento, me envolvi. Não completamente, mas o suficiente para devanear.
Depois desse momento, voltei a escutar Bob Dylan anos depois, desta vez em uma coletânea com as melhores musicas os famosos Greatest Hits, embora eu não goste muito de CDs assim, pois aprecio mesmo é pegar cada álbum do artista, escutá-lo e assim analisar cada letra, quando juntam todas as melhores musicas em apenas um album, não tem nenhuma graça, você se perde e tudo se torna um verdadeiro amontoado de musicas em diversas datas e épocas, formando uma bagunça. Mas, confesso: gostei muito desse Greatest Hits. Contém , realmente, as melhores musicas de Dylan, entre elas a Blowin’ In The Wind, Just Like a Woman, The Times They Are Changin’, Positively 4th street e, obviamente, a Like a Rolling Stone, embora tenha sentido falta da Huricane e Master Of War. São músicas legais para escutar enquanto você está em um parque, com muito vento balançando seus cabelos, bebendo uma coca cola e tocando violão com uma turma de amigos pequena, cantando e passando muita, mas muita vergonha.
Deixarei para vocês, a Blowin’ In The Wind, a música que diz insanamente que a resposta está no vento, enquanto você perde seu tempo pensando que poderia ser uma pessoa melhor.
Bom, escutem e tirem suas próprias conclusões:
“ Yes and how many years can a mountain exist
Before it's washed to the seas (sea)
Yes and how many years can some people exist
Before they're allowed to be free?
Yes and how many times can a man turn his head
Pretend that he just doesn't see?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind”


0 comentários:
Postar um comentário