domingo, 23 de novembro de 2014

Efemeridade. Palavra muito usada para se referir à vida, beleza, amor entre outras tantas catástrofes que ocorrem enquanto estamos vivos. No futebol, no entanto, está mais presente do que podemos imaginar. 

Foto: Agenda A
Foto: Agenda A 

Quando iniciam sua jornada nos campos, os jogadores, geralmente apresentam a virilidade, rapidez, sagacidade entre outros adjetivos utilizados para nos referirmos à juventude. Mas, o tempo passa e, todas essas qualidades vão esvaindo conforme os ponteiros do relógio completam um dia inteiro. 

Não podemos deixar de falar sobre isso, até porque nos tempos em que estávamos assistindo aos milhares de jogos da copa, enquanto comiamos pipoca e bebericávamos nossos refrigerantes/ cervejas na companhia dos amigos, seja nos bares da Vila Madalena, FIFA Fun Fest ou até mesmo no conforto de sua casa, foi possível observar, ao passar os jogos, cada um daqueles rapazes. A única coisa que imaginávamos é qual seria o futuro de cada um deles. Alguns serão mais espertos,guardarão dinheiro, administrarão melhor suas finanças e sonhos, tendo assim uma aposentadoria feliz, descansando em casas de praias com suas famílias. Enquanto outros, usarão suas fortunas em futilidades como festas e drogas. 

Pensando nisso, fizemos uma pequena lista de jogadores que não tiveram finais felizes, como era o esperado:

1- Lulinha – Ex-jogador do Corinthians


Foto : Resenha Tricolor
Foto : Resenha Tricolor
Uma das apostas do clube mais aclamado de São Paulo, Luis Marcelo Morais dos Reis, vulgo Lulinha, começou muito bem sua carreira no clube, com apenas 17 anos de idade. Quando chegou, o time não estava em uma situação muito agradável, mas na época, a torcida alvinegra depositou muitas esperanças no garoto, mas mesmo com um bom desempenho, o Corinthians foi rebaixado para a segunda divisão, em 2008. 

Logo depois, Lulinha não teve um rendimento adequado em campo, como seus companheiros Dentinho, Douglas e Morais, perdendo assim, o seu prestigio não aproveitando as outras tantas oportunidades que surgiram. 


2- Edson Cholbi do Nascimento, ex-goleiro dos Santos e filho de Pelé


Foto: Voa Portugues
Foto: Voa Português
Nem mesmo o filho de um dos craques mais respeitados na história do futebol, escapou de escândalos e, infelizmente, não teve um destino feliz. Edson, filho do do popular Pelé, que foi goleiro do Santo há um bom tempo, não teve uma história satisfatória. Ele foi condenado a 33 anos de prisão por crime de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. 


3- Adriano Leite Ribeiro, O Imperador


Foto: Vavel
Foto: Vavel
Adriano é um jogador polêmico, que foi alvo de muitas discussões e escandalos durante toda a sua estadia em campo. O carioca iniciou a carrei no Internacional, lá ele teve a oportunidade de mostrar os seus talentos, que mais tarde foram tão  reconhecidos que foi convocado para a seleção brasileira de futebol, quando ainda estava com dezoito anos. Mais tarde, os horizontes cresceram para Adriano, e que fez brilhar os olhos na Europa, jogando assim, no Internazionale, Italia. 

Mas, todo o sucesso foi totalmente efemero para Adriano. Depois da morte de seu pai, em 2006, acabou por declinar a sua carreira. Não marcou muitos gols e foi até barrado da UEFA Champions League 2007. 

Depois disso, a vida do jogador foi marcada por polêmicas, entre elas os problemas cm sua ex-noiva, Joana Machado e também o problemas, segundo ele mesmo afirmou, com álcool.


4- Garrincha


Foto: The Classic
Foto: The Classic
Manoel Francisco dos Santos, rapaz carioca que sempre se destacou nas disputas de futebol de rua quando criança, homenageado por Vinicius de Moraes, Ruy Castro em seu livro “Estrela Solitária”, arrancando apelidos como “alegria do povo”, “O anjo de pernas tortas” e, por fim, Garrincha. 
Teve uma historia de sucesso no futebol, embora no inicio de sua carreira, tenha sido difícil ele se estabelecer e conseguir estar em algum time, até porque ele tinha suas pernas tortas, detalhe que não agradavam os técnicos, a principio, mas depois se tornaria sua marca e qualidade, pois isso proporcionava dribles rápidos e únicos. 

Não demorou muito para ser chamado a seleção brasileira, disputando três Copas do Mundo, sendo elas, Suécia (1958, Chile (1962)  e da Inglaterra (1966).

Infelizmente, a sua vida não teve um final feliz. Em meados de 1963, ele começa a sofrer de uma artrose no joelho, tentou suicídio, teve acidentes de automóvel e em 1983, morre por causa do alcoolismo, motivo ao qual foi internado várias vezes. 

Sheila Leite

Para esta editoria tive  como base Meu irmão e meu pai;
o site: Terceiro tempo 
um filme chamado Todos os corações do mundo, que fala sobre a Copa de 1994;
um programa, já extinto, mas que ainda tem no youtube: Programa Canal 100 (os vários episódios do canal);
e os sites: Meu Timão | O Dia.
Sobre Garrincha, consultei um livro chamado: Estrela Solitária, de Ruy Castro. – Editora: Companhia das Letras, Edição 3 – Ano:1995

0 comentários: