Grandes números de reclamações, grandes números de problemas, grandes números...e assim vai...
![]() |
| Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil |
A Copa passou, o Brasil não ganhou e com este final muitos problemas foram revelados. Com certeza, a Copa do Mundo do país do carnaval deixou seu legado, mesmo durante a execução do mundial, alguns dos problemas acabaram se revelando, mostrando qual foi o presente do evento para a população do país.
Durante a execução do mundial o problema que teve o maior índice de reclamações foi a dificuldade de comprar ingresso para os jogos. Fora o preço acima do normal que os bilhetes possuíam, os torcedores reclamaram que o site oficial impossibilitou muitas vezes a compra do ingresso com o cartão de crédito, não sendo possível adicionar outro cartão para a compra, impossibilitando assim do torcedor finalizar o pedido.
Também entrou na lista do Procon as reclamações sobre má prestação de serviços, cobranças indevidas e dificuldades para efetuar cancelamentos de contratos de serviços. Problemas que habitam o cotidiano do cidadão, mas que tiveram aumentos durante a execução do Mundial da FIFA.
Se o torcedor achou que a dor de cabeça acabou com a compra do ingresso, este estava muito do enganado. Dentro dos estádios, como fora proibida a venda de alimentos no entorno das sedes dos jogos, o preço dos alimentos chegou a assustar os clientes mais desavisados, “eles pensam que nós temos dinheiro para manter tudo isso como os gringos que vieram pro país” comenta o torcedor Pietro de 27 anos que viera do interior de SC para assistir os jogos. Além do alto preço, durante alguns jogos o estoque de alimentos não fora o bastante, deixando o torcedor na mão e com sede.
Mas os problemas e altos preços não foram os únicos legados da Copa. Depois do evento o número de assaltos voltou a subir. Com o final da operação especial da polícia para o Mundial da FIFA os assaltantes voltaram a ativa. O fato Demonstra que possuímos um policiamento falho e que apenas funciona quando o país é cede de grandes eventos.
A Copa dos rumores deixou muitas dúvidas na cabeça dos brasileiros, além de provocar uma cerca insegurança na população. Com certeza, o evento também pode ser chamado de “A Copa dos grandes números”. Grandes números de reclamações, grandes números de problemas, grandes números...e assim vai.
Moradores de Itaquera investem em compra e alugueis de imóveis
Três anos antes do inicio da Copa do Mundo imóveis da região de Itaquera tinham valorização de 50%
A possibilidade de lucrar com a Copa do Mundo tem animado os moradores das proximidades do estágio Arena Corinthians, em Itaquera, bairro da periferia de São Paulo. Segundo o índice Finpe/Zap há três anos os apartamentos da região já apresentavam valorização de 50%. Meses antes do inicio dos jogos além das vendas dos imóveis terem aumentado cerca de 40% a 50%, tinham proprietários que se organizavam para alugar seus apartamentos durante o período dos jogos. “Eu moro na região de Itaquera a mais de dez anos, conheço esse lugar como a palma da minha mão, pretendo alugar um dos quartos da minha casa, assim o hospede além de estar perto do estágio ainda pode passear conosco pela região”, afirma Luciana Santos.
Porém, a alta dos preços é em parte irreal e fruto da euforia provocada pelo mundial, segundo Ronaldo Ferreira, corretor de imóveis da Imobiliária R.Ferreira, a região de Itaquera nunca foi tão valorizada. “Antes alugávamos e vendíamos casas com o preço em média 20% mais barato do que estávamos anunciando na imobiliária na época do mundial”, afirma Ferreira.
A esperança de luro relativamente fácil foi reforçada no bairro pelas constantes visitas de corretores de imóveis que insistentemente perguntavam se havia interesse em vender o imóvel. Um apartamento com quatro cômodos, em um conjunto habitacional construído há mais de 30 anos, e que fica a poucos metros do estádio estavam sendo vendidos por mais de R$ 200 mil, antes do inicio da construção do estádio estavam na faixa de R$ 150 mil. "Acredito que depois da Copa do Mundo, os preços voltam ao normal, nos corretores temos essa esperança porque com o aumento dos preços presenciamos também o aumento na dificuldade de vendas, o que as pessoas ganham hoje não é equivalente ao valor do financiamento de um imóvel”, afima.
Outra opção que foi muito explorada por moradores de Itaquera que não conseguirem vender seus imóveis até a Copa foi o aluguel de seus apartamentos durante as semanas do mundial.
Mas, essa opção não é fácil, a pessoa que pretende alugar um cômodo para um desconhecido deve estar atenta se a privacidade dos demais moradores não será afetada, deve estabelecer algumas regras de convívio, tais como horários de chegada e saída, visitas, som, refeição e outras coisas. “O dinheiro pode ser bacana e ajudar a pagar as contas, mas trazer alguém com uma cultura totalmente diferente da sua, pode em alguns casos, acabar saindo caro no final das contas”, ressalta Leandro Craveiro, morador da região de Itaquera.
Sabrina de Lima


0 comentários:
Postar um comentário