“ Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” - Benjamin Franklin
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
Ouvimos do leste ao oeste o clamor
De um povo heroico o brado retumbante,
De um povo que precisa de heróis, pois não bradamos, relutantes.
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu em todas as pátrias, mas poucos são os afortunados.
Desigualdade
Conquistar com braço forte,
Em teu seio, falta noção de liberdade,
Morte!
“O pátria amada,
Idolatrada”,
Salve! Salve!
No Brasil, sonhos intensos, um raio vivido.
De amor e de esperança não sobrevivemos
Sem tantas outras coisas
A imagem do futuro apodrece
Gigante pelo que lhe convém,
“És belo, és forte, impávido colosso “,
E o futuro espelha essa falta de grandeza.
Terra almejada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Dos filhos desta,
Pátria,
-Brasil!-
No assunto desta semana eu apenas quis parodiar de forma critica nosso hino, mas os muitos pontos que eu gostaria de abordar seriam no momento apenas desgastante para nós. Assumindo sempre que estamos ambos de mente aberta, devemos estar cientes de tudo que acontece, seja nos pequenos círculos de convívio social ou num todo como seres humanos que somos.
Aprendi a gostar de esportes, e a torcer, mas ao contrario de muitos, gosto do espetáculo dentro de campo, desgosto totalmente de todo o palco que formamos em volta disso.
Podemos ver uma infinidade de pontos negativos, mas acredito que deva sim existir pontos positivos. Foi interessante ver os jovens que conheço unidos para enfeitar a rua, não gosto do por que, mas gosto de ver eles unidos por algo, serão boas lembranças para eles, espero que todos possam tirar lições disto, espero que estes olhares joviais não estejam tão fechados como pareciam estar.
Pensando em pátria, percorri alguns textos de Rousseau e seus pensamentos acerca da união do povo contra as mazelas da desigualdade. Talvez ele sonhasse com o retorno do homem ao seu estado natural, já que descrevia esse tempo como sendo o mais feliz. Sabia de certo, porém, que tais primórdios já haviam se transformado em vaga lembrança, guardada tão somente nos instintos mais íntimos e selvagens do “bicho-homem”; preferiu então se ater, depois de denunciar sua revolta romântica, claro, ao pacto social já firmado.
Devemos estar bem posicionados, Rousseau dizia ainda que a pátria ideal era aquela que funcionava como uma família, é mais que um lar,é uma mãe, mãe gentil, ela está sempre à espera, de braços abertos, mesmo quando renegada ou esquecida, claro eu não consigo enxergar isso em nenhuma “bandeira”, talvez por ainda não conhecer outros países tão bem, mas nem mesmo o nossa que tem tal trecho descrito no hino do Brasil.
“Nossa pátria é onde nos sentimos bem.” - Aristófanes
"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir." - René Descartes
Não morreremos sem abrir os olhos... Se for torcer torça, se for lutar lute, mas de olhos abertos. Vamos filosofar! Dias Plácidos para nós.
Leia também
Quantas pessoas você ama?
A Máscara em Todos Nós
IMAGINAÇÃO


0 comentários:
Postar um comentário