"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal." - Friedrich Nietzsche
Antes de iniciarmos nosso assunto da semana, gostaria de dizer que a maior dificuldade que encontrei, foi a de escrever sem parecer que eu estivesse fazendo um ataque aos outros estilos de relacionamento, pois não é bem assim, além do que existe uma infinidade de possibilidades, vou esmiuçar algumas deles, como ficou claro, o tema em questão é o Poliamor, justamente o que acredito ser assertivo em minha vida, mesmo que eu use outras praticas para exemplificar algumas situações, quero que entendam que é apenas um sistema de bases de comparação, vamos juntos espanar um pouco sobre mais este universo. Assim saindo um pouco da bolha da sociedade que parece apenas compreender o que vive e repudia o que não vivencia.
Poliamor significa muitos amores, ou seja, a possibilidade de amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, o poliamor é um relacionamento onde os envolvidos tem a liberdade de manter mais do que um relacionamento ao mesmo tempo, o que ao contrario do que muitos pensam não implica em promiscuidade, também não existe no poliamor uma busca obsessiva por novas relações pelo fato de poder haver esta possibilidade em aberto, mas sim de viver naturalmente tendo essa liberdade em mente, pressupondo uma total honestidade no seio da relação.
Podemos observar também que não é uma modo de vida que visa enganar nem magoar ninguém, pois a princípio todas as pessoas envolvidas estão a par da situação e se sentem confortáveis com ela.
"O que determina o sucesso da sua relação é encontrar o equilíbrio com quem está do seu lado." - Paulo Shiroh
Amor, paixão, desejo, atração, sexo, carinho, é apenas uma questão de terminologia. A ideia principal é admitir essa variedade de sentimentos que se desenvolvem em relação a várias pessoas, e que vão para além da mera relação sexual.
O Poliamor é diferente de outras formas de não-monogamia, existe uma grande necessidade de tratarmos de assuntos promovendo rótulos, mas para entendermos melhor temos aqui que seguir certas definições já atribuídas, relacionamento aberto, swing e amor Livre são conceitos que muito se confundem entre si e com poliamor, a ponto mesmo de muitas pessoas acharem que é uma coisa só. Vamos Resumir:
Amor Livre: é caracterizado por casais que resolvem se envolver amorosamente sem o uso de termos como “namorados” ou “casados” se recusando a registrar formalmente qualquer relação, criticar ou se limitar a um tipo de relacionamento por pura convenção social. Existem e são
mais comuns do que se pensa.
Relacionamento Aberto: é a liberação sexual, os parceiros têm liberdade de ter relações sexuais com outras pessoas que não seu parceiro oficial, mas não o de se relacionar amorosamente com elas. Os graus de comprometimento variam indo dos mais liberais aos mais fechados, acredito que seja o mais rígido dos relacionamentos não-monogâmicos e não é para qualquer um. Exige respeito, diálogo e regras bem estabelecidas com as quais ambos concordem para não dar em confusão.
Swing: é basicamente, troca de casais por sexo ou o acréscimo de mais uma pessoa durante a transa. No swing o casal não deixa de ser monogâmico, apenas curte sexo com outros casais, é uma fantasia, e nunca o fazem separadamente. No relacionamento aberto o casal é “não-monogâmico”, tendo isso como filosofia de vida, reservando o "amor" para ser vivido entre os parceiros, mas liberando o desejo para ser vivido com outras pessoas, podendo ou não viver esses relacionamentos extraconjugais conjuntamente.
Temos ainda outros termos mais "semelhantes", a Poligamia (um homem e varias mulheres) e poliandria (uma mulher e vários homens). A poligamia é uma forma de casamento comumente associada à religião muçulmana e reconhecida pela legislação de mais de 50 países, com a condição de que dê atenção igual a cada uma delas. Tanto a poligamia, quanto a poliandria remetem a uma prática unilateral, em que apenas um dos sexos tem o direito de nutrir mais de um parceiro. Já o poliamor, além de não ter associações religiosas, é sempre bilateral porque defende o direito à liberdade de ambos.
Viu, são diferentes, mas também não são barreiras, esta é a principal diferença entre rótulos e definições. Um poliamorista pode ser poliamorista e ainda assim advogar todas as idéias do Amor Livre para si, mesclando os dois, assim como uma família poliamorista pode viver um relacionamento aberto ou um swing.
"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar." - Machado de Assis
Bem, acho que a ideia inicial sobre este assunto foi passada, espero que possamos e consigamos seguir deixando de ter um pensamento binário, se o amor nascer, só tem uma coisa que pode ser feita: aproveitar, com muito amor. - E respeitar a forma que os demais seres viventes escolhem
para si.
Veja o curta/documentario/video a seguir que não apenas soma, mas é essencial, pois exprime da forma mais pura e clara o que é o Poliamor. É altamente recomendado, portanto reserve um tempo e veja.
Até a próxima!
Até a próxima!
Poliamor from Zé Agripino on Vimeo.


0 comentários:
Postar um comentário