No mundo de hoje, sempre que o assunto envolve o nome filosofia, mais da metade dos envolvidos já se desanimam e perdem o foco, descréditando todo um conteúdo que poderia lhes expandir os horizontes, ou pior, o individuo que transmite o assunto acaba tratando a filosofia apenas como historia, algo nada usual, apenas uma lanterna nas costas. Devemos de alguma forma resgatar o desejo do saber, a inquietude que nos guiou na trilha da evolução, entender que as escolas filosóficas ainda podem estar assentadas cada uma em seus conceitos, seja ela Nietzscheriana, Aristotélica, etc, mas o filosofar segue conosco, há tempos que a filosofia encontrou e compreende que a natureza é governada por leis necessárias de causa e efeito; que a cultura é o exercício da liberdade e criação coletiva de ideias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o justo e o injusto, o sagrado e o profano.
A Cultura se realiza porque os humanos possuem a linguagem, e a evolução se apura por que somos capazes de filosofar, esse pensar instigador esse grito que permeia dentro de muito de nós se manifesta em nossa vida social, com criação das obras, de pensamento e de arte, e não, isso não é uma visão nova, muitos pensaram desta forma, como Hegel que dizia que movimento do desenvolvimento cultural era progressivo.
Não existe uma filosofia universal dentro da pluralidade cultural, cada grupo se relaciona com outro e encontra dentro de si seus modos de transformação. Mantendo nossa menta aberta, entendendo que a liberdade não necessariamente nos isenta da responsabilidade. Devemos como na Grécia antiga voltar para as praças expor nossas ideias, claro que hoje nossas praças podem ser digitais e a rede nossas ruas, como aqui no “OTrem”. Acredito que dessa maneira, o presente está voltado para o futuro e não para o conservadorismo do passado.
....
Este foi meu texto de estreia aqui no blog, meu nome é Edson Cox, é curioso como depois da euforia de saber que faria parte disso e do turbilhão de ideias e pensamentos para escrever, o simples fato de ser a primeira vez leva os pensares para o canto escuro da mente, mas no final seja com pensamentos voltados para o mundo das exatas, voando por Alagaësia, ou caminhando por Narnia, espero compartilhar muitas informações e pensamentos com vocês. Até a próxima.


0 comentários:
Postar um comentário