quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Reprodução Flickr - Pimp my Carroça


Hoje, a cidade de São Paulo produz em torno de 18 mil toneladas de lixo por dia desses apenas 1,2% é reciclado. Se não fossem cerca de 20 mil catadores de materiais recicláveis na cidade, 90% dos resíduos estariam sem destinos espalhados pela cidade. Pouca gente sabe, mas os catadores trabalham como verdadeiros agentes ambientais. 

O projeto Pimp My Carroça, é uma brincadeira com os programas de televisão americanos e nacionais que “tunam” os carros, os deixando envenenados. A “pimpada” é feita em carros  onde o motor é o próprio ser humano e o combustível a água e o alimento. “Esse projeto é justamente a junção da arte marginalizada que é o grafite, com o catador que é um agente marginal.Transformando a arte, chamando e aproximando as pessoas,fazendo com que os catadores passem a serem vistos como agentes ambientais, dando total reconhecimento”,explica Thiago Mundano, grafiteiro e idealizador do projeto.

O desafio é pintar e melhorar a estrutura de dezenas de carroças numa espécie de pit stop, onde a carroça chega, passa por uma reforma estrutural, recebe itens de segurança, como retrovisores, faixas reflexivas, cordas e luvas. Além disso, a carroça vira uma tela para o trabalho de reconhecidos grafiteiros. 

Enquanto tudo isso é feito, o carroceiro faz um lanche, ganha uma camiseta do projeto, passa por um clínico geral e um oftalmologista e conversa com um especialista em dependência química. No final do dia, acontece uma carroceata: uma exposição ambulante pelas ruas da cidade com as carroças recém pintadas, mostrando que cidadania, arte e meio-ambiente podem andar de mãos dadas. “Participei do projeto em 2012, fui para ter mais visibilidade para todos nessa área, pois todos trabalhamos com dignidade para manter a família, as pessoas olham e falam que estamos atrapalhando o trânsito e sujando a cidade, mas não se dão conta  que é ao contrário, estamos limpando a cidade.Somos invisíveis muitas vezes, e com evento ajudou a nos dar visibilidade e mostrar nossa importância para a sociedade.”, conta o catador Renacir, que está na profissão há 10 anos.

O criador do projeto é o grafiteiro Mundano, que ao longo de cinco anos pintou mais de 150 carroças em várias cidades do Brasil e do mundo. Através do site de financiamento coletivo Catarse, foram arrecadados R$ 63.950,00 mil reais, com mais de 800 doadores, e mais de 12 mil apoiadores pelas redes sociais,nenhuma empresa ou político esteve envolvido, o projeto inteiro se dá dentro da sociedade, e isso demonstram que sim a sociedade tem interesse em saber como se trata o material reciclável da cidade, o que para uns é lixo, para outros é luxo.

Confira algumas imagens deste belo trabalho!



Para ver mais imagens, Clique AQUI

Silvia Vasconcelos

0 comentários: