sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Falem, meus queridos leitores dO Trem! Aproveitando que nesta sexta [15 de novembro] temos a estreia no Brasil antes de qualquer lugar no mundo de “Em Chamas”, segundo filme da trilogia Jogos Vorazes, falarei desta grande obra literária de Suzanne Collins, que posso dizer de coração que marcou minha vida! ATENÇÃO: Pode possuir Spoilers!

Livros da trilogia Jogos Vorazes lançados no Brasil - Reprodução / batalhadoibope.com

Na trilogia “Jogos Vorazes” os livros  divididos nas excelentes obras: “Jogos Vorazes”, “Em Chamas” e “A Esperança”. Cada um possui um peso, uma cor, um teor. O primeiro, “Jogos Vorazes”, nos apresenta Panem com sua capital e seus doze distritos. Na capital há uma concentração de riquezas, ao passo que cada distrito é responsável pela produção de algo para a capital [o distrito 12 fornece carvão, o 3 fornece tecnologia e assim por diante], e nos distritos também há uma parca distribuição da riqueza, sendo que os distritos 1 e 2 são os mais próximos da capital e os mais ricos, e o distrito 12 é de longe o menos favorecido, com pessoas caindo mortas de fome nas ruas todos os dias. Essa organização política é fruto de uma guerra que dizimou um décimo terceiro distrito antes existente e subjugou os outros doze frente à capital de Panem. E, como resultado da perda desta guerra, os distritos são obrigados a uma vez por ano fornecer um casal de jovens para uma disputa mortal entre todos os distritos, conhecida como Jogos Vorazes. Apenas um destes jovens sobrevive e é coroado vencedor de sua edição dos Jogos Vorazes, podendo retornar para seu distrito e levando consigo certa injeção econômica.

Neste cenário somos apresentados a Katniss Everdeen, a mais velha de duas irmãs, que caça ilegalmente pelos arredores do distrito 12 com seu amigo Gale a fim de sustentar sua família, composta por sua irmã Prim e sua mãe [infelizmente o pai de Katniss faleceu em um incidente nas minas de carvão do distrito 12]. É época de colheita para os jogos vorazes, e todos os jovens estão reunidos para o sorteio. É sorteado o filho do padeiro local, Peeta Mellark, rapaz bondoso que ajudou Katniss em um momento muito dificultoso no passado. Quando o nome de Prim é selecionado, Katniss sem pensar se oferece em seu lugar para ser ‘tributo’ [como são conhecidos os jovens que digladiam-se na arena] do distrito 12, sendo então levada junto com Peeta para a capital sob a tutela de Haymitch Abernathy, único vencedor dos Jogos Vorazes do distrito 12 vivo. Haymitch tenta ensiná-los como comportarem-se na arena a fim de melhorar suas chances de vitória. E logo os jogos vorazes começam...

O que acontece na capital e na arena dos jogos é tão brutalmente intenso e carregado de momentos, emoções, personagens e sentimentos que não posso descrever sem ocupar um espaço muito grande. Devo limitar-me a dizer que as lágrimas são inevitáveis, e todo tipo de sentimento percorre o período dentro da arena e mesmo depois dela. Através de muitos fatores, Katniss e Peeta são pela primeira vez na história dois vencedores de uma mesma edição dos Jogos Vorazes. E neste ponto começa “Em Chamas”, segundo livro da série.

As atitudes de Katniss geraram uma tensão nos distritos, e uma rebelião ameaça eclodir. Snow, presidente de Panem, decide realizar algo diferente na edição subsequente dos Jogos Vorazes: a cada vinte e cinco anos, é realizada uma alteração nas regras dos Jogos, que ficam conhecidos como Massacres Quartenários. Haymitch foi vencedor do último Massacre Quartenário, e em sua edição foram selecionados ao invés de um casal de jovens de cada distrito, dois casais. Desta vez, Snow outorga que o Massacre deve ter apenas vencedores na Arena, o que coloca Katniss novamente nela.

Neste ponto, a trilogia toma de vez ares de distopia política, o que incrementa em muito os valores para a obra. Esses valores expandem-se em “A Esperança”, último livro da trilogia, aonde a Guerra Civil explode, com Katniss sendo “O Tordo”, o símbolo desta revolta. Ao mesmo tempo, somos imergidos no mais profundo contemplar dos pensamentos e sentimentos dos personagens... Sentimos o desespero, a esperança, a luta, a fúria, o amor... Collins interliga com maestria todos os elementos de uma grande distopia e um excelente romance, dando um epílogo muito humano à trilogia.

Apenas escrevendo este texto já me lembro de diversas coisas e os olhos marejam... A trilogia “Jogos Vorazes” dificilmente será esquecida, tampouco será leitura desinteressada ou nada agregará ao leitor. Dos que conheço que leram esta obra, todos foram afetados pelo espírito combativo de Katniss, pela serenidade e bondade de Peeta, pela melancolia de Haymitch, pelo poder de expressar um mundo de coisas em um vestido de Cinna, pela confusão admirável de Finnick, pelo jeito carinhoso e inesquecível de Rue... Enfim, uma obra que traz muita coisa e que certamente marcará – e porque não dizer, mudará – vidas e pensamentos.

“Jogos Vorazes” possui filme, lançado em 2012 e disponível no Netflix, e nesta semana como já dito estreia nos cinemas brasileiros o segundo filme da trilogia, “Em Chamas”. Deixo-os com o trailer deste, que é permeado com a magnífica música “Atlas”, dos ingleses do Coldplay!






Nos vemos novamente em breve! Bom filme e ótima leitura para quem interessou-se! Sintam-se à vontade para comentar o que sentiram!

Grande abraço a todos!




0 comentários: