Conheça o trabalho dos jovens correspondentes que se empenham em mostrar a periferia sob um olhar que foge aos estereótipos
Dizer que a periferia não é assunto na grande mídia seria mentir. As regiões periféricas constantemente são expostas por programas sensacionalistas que não perdem tempo em explorar as condições precárias de vida e a violência destas áreas para assim transformar a tudo em um grande espetáculo de horrores, provocando cada vez mais a visão deturpada e preconceituosa em relação a estas regiões que, fora esta exposição midiática negativa, quase sempre padece por falta de visibilidade. Coletivos artísticos, ONGS, grupos de ativistas e diversos outros atores sociais tem incessantemente empreendido seus esforços na melhoria das condições de vida e da desmistificação da negatividade atribuída a estas regiões.
À exemplo disso, um grupo de jovens engajados e comprometidos em promover a mudança destes estereótipos, tem desenvolvido um trabalho que não só dá a visibilidade mais do que merecida ao povo da periferia, como se torna o canal pelo qual a periferia mostra para São Paulo – e ao Brasil- que tem voz, e que esta voz tem força. Conheça o Blog Mural, um legítimo representante da voz periférica hospedado na página de internet da Folha de São Paulo.
![]() |
| Gravação de reportagem - Reprodução/Facebook |
Cíntia conta que grande parte da motivação dos jovens em se tornarem correspondentes surgiu da constatação de que os grandes veículos só mostravam a “versão da Polícia”. O blog, que inicialmente se chamava “Mural Brasil” contava inicialmente com 40 correspondentes. Depois de um ano de existência, o blog passou a ser hospedado em um dos maiores jornais de Brasil, a Folha de São Paulo, fazendo parte de seu conteúdo exclusivo e coordenado pela jornalista Izabela Moi. O projeto não contava com patrocínios e a Folha não entrava com dinheiro, apenas hospedava o blog em seu site.
Além de escreverem matérias mostrando os problemas pelos quais passam os moradores das periferias, os jovens correspondentes empenham-se em mostrar o que “a quebrada” tem de bom. O grupo, que se reúne mensalmente para a definição das pautas, fazem postagens diárias em que o dia a dia dos moradores destas regiões é evidenciado. “Não queremos falar apenas de violência e projetos sociais, mas também de outras coisas que nunca chegam à imprensa”, conta Cíntia. Para além da simples denúncia, o blog também aponta soluções para os problemas. Algumas das matéria produzidas resultaram em melhoria real e resolução dos problemas nas comunidades em questão. Assuntos relacionados à mobilidade, sinalização, saúde pública e educação fazem parte das pautas.
![]() |
| Gravação de reportagem - Reprodução/Facebook |
Completando 3 anos recentemente, muitas histórias já foram divulgadas e conquistas foram alcançadas. Em 2011 e 2013, novos correspondentes comunitários se uniram ao grupo. O reconhecimento do projeto também veio com o apoio institucional do Escritório Zonal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em São Paulo, em fevereiro de 2012. O retrato de histórias que poderiam passar despercebidas ao público trouxe ao trabalho dos blogueiros prêmios como o “Top Blog 2011 e 2012”, na categoria “Cotidiano” e “Notícias”, escolhido pelo júri acadêmico (formado por profissionais), e uma final no 2° Blog Talent Show.
Confira abaixo o vídeo que marca os três anos do Blog!
Confira abaixo o vídeo que marca os três anos do Blog!
Arnaldo dos Anjos



0 comentários:
Postar um comentário