segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Em meio ao cenário musical duvidoso do Brasil, alguns jovens ainda mantém a tradição do blues, estilo musical dado como esquecido por muitos


A banda Star 61, composta por seis integrantes amantes do blues / Fotos: Facebook
O blues é um estilo musical que tem raízes ligadas a cultura afro-americana, atualmente não muito ouvido, e se tornou um estilo raro. Mas em meados dos anos 60, 70 e 80 era muito apreciado pelos jovens da época. As gaitas, os teclados, a guitarra tocada com notas leves e freqüência baixa, a combinação rústica e ao mesmo tempo sutil dos instrumentos utilizados de forma apaziguadora, protestos contra escravidão ou sugestões de escapar dela - tudo isso proporciona ao blues uma singularidade na audição. 

Bruno e alguns integrantes da banda
Mas se você pensa que o blues está esquecido, está muito enganado. Muitos jovens são enfeitiçados pelas guitarras leves. Um exemplo disso é Bruno Martins, 26 anos e engenheiro, que dedica seu tempo livre para tocar em sua banda, Star 61, formada por seis integrantes. A sua paixão pelo blues nasceu ainda na adolescência, quando tocava em outra banda, e foi apresentado ao blues com Otis Rush, B.B. King e Eric Clapton. Hoje suas influências são David Gilmour, John Frusciante e Jimi Hendrix. 

Algo muito curioso sobre o blues é que ele freqüentemente confundido com o Jazz, apesar de serem muito diferentes. O jazz é complexo e sempre utiliza de 8 a 40 acordes, no blues são usadas apenas 3. Para Bruno, por conta desta estrutura um tanto pobre, é preciso tocar com muito sentimento, pois o público sabe quando se toca com sentimento ou quando apenas são notas vazias. O que torna o blues marcante e inesquecível é o fato de ser carregado de histórias, de amor, de tristeza e alegria. 

Com o cenário musical vergonhoso que presenciamos hoje em dia, letras que (visivelmente) não são trabalhadas - se é que pode se chamar de letras - os sentimentos e a forma de expressão não valorizadas, é um alívio poder ver jovens que ainda se importam pelo que é realmente bom e importante na música. Bruno diz que o cenário musical que vivemos hoje é reflexo de nossa falta de educação, pois o público sabe que é horrível, mas absorve tudo sem questionar, achando “engraçadinho”. 

O Blues é fácil de se tocar, difícil sentir” – Jimi Hendrix

Sheila Leite

0 comentários: