A análise foi feita entre os dias 5 e 9 de agosto e o melhor desempenho dos coletivos foi registrado no sentido bairro no período da tarde. Em contra partida, a velocidade média dos carros caiu no corredor Norte-Sul. Em maio, o maior pico durante a semana registrou um congestionamento de 5,7km. Já no fim de agosto, esse número subiu para 9,7km.
A nova faixa exclusiva no corredor Norte-Sul faz parte da operação “Dá licença para o Ônibus” que no dia 09/08 inaugurou mais 10km de faixas na cidade de São Paulo e que tem como objetivo diminuir o tempo de viagem dos passageiros e priorizar o transporte coletivo na cidade
Na operação também será levada em conta uma revisão das linhas de ônibus com a intenção de diminuir o número de linhas para que o fluxo melhore. Com isso, o usuário teria que pegar ônibus locais para chegar até o corredor e assim sucessivamente caso queira mudar de corredor. O número de integrações entre os ônibus aumentaria, porém o tempo de espera seria menor, já que o passageiro terá um número maior de opções de ônibus para utilizar.
Desde o início de 2013 a prefeitura já havia inaugurado 135 km de novos trechos para ônibus e a previsão é que mais 85 km sejam inaugurados até o final do ano na capital paulista. A intenção, segundo o prefeito Fernando Haddad, é que a cada dia mais pessoas deixem o carro em casa e comecem a utilizar o transporte público. "Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem”, segundo Haddad.
A multa para os motoristas que circularem pela faixa exclusiva é de até R$ 53,20 e três pontos na carteira. A infração é considerada leve segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Ariane Freitas
0 comentários:
Postar um comentário