segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O novo "pacote Steam" tem tudo para revolucionar o mundo dos games, trazendo todo o conforto e praticidade da biblioteca digital para a sala de estar com um sistema genial


Imagens: Reprodução
Quando a Valve anunciou que teria três grandes novidades para revelar, aposto que todo mundo pensou "AEAEAE HALF LIFE 3 GALERAAAAAAAA aeHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO". Mas o que nos foi revelado é genial e promete revolucionar a indústria de games. Pois bem, vamos ver qual é a do trio parada dura.

O primeiro anúncio foi o Steam OS, um sistema operacional totalmente voltado para os games e otimizado para as TVs. A Valve, criadora de “Half-Life” e “Left 4 Dead”, afirmou que o sistema será totalmente gratuito e que terá como base a estrutura do Linux.


Enquanto a empresa pensava na melhor forma de trazer a Steam para a sala de estar, eles perceberam que a melhor solução seria um sistema operacional construído a partir da Steam, com objetivo de levar os jogos do PC para as grandes telas da TV e o conforto da sua living room, além de usar joysticks ao invés do clássico teclado e mouse.

Pelo SteamOS será possível acessar os jogos da sua biblioteca digital em qualquer TV da casa, através do streaming de conteúdo. Além dos jogos será possível também usar os serviços multimídia como Netflix, Rdio e Spotify. Outro recurso interessante (e bem necessário, diga-se de passagem) é o compartilhamento de jogos com a família, ou seja, com uma única aquisição todos da família poderão jogar um game. As famílias terão controle sobre quais jogos podem ser vistos/jogados por quem.

A Valve disse ainda que com o desenvolvimento deste sistema eles alcançaram grandes melhoras no desempenho e processamento gráfico dos jogos, e agora a próxima meta é melhorar o áudio e reduzir a latência. O SteamOS não tem data prevista para lançamento.

É bem curioso e interessante ver esse investimento no mercado de jogos, e principalmente um sistema operacional voltado pros games. Na minha opinião (e eu vou negritar só pra deixar bem claro) os jogos para PC sempre foram superiores aos jogos de console simplesmente por questões de hardware. Um PC equipado totalmente para jogos tem desempenho muito melhor que os consoles, isso é fato (pelo menos até vermos o que tem por aí no PS4 e no Xbox One). Ter um sistema operacional voltado exclusivamente para este meio é, no mínimo, genial.

O segundo anúncio foram as Steam Machines, hardware feito especialmente para rodar o Steam OS. A grande sacada dessas máquinas é que as empresas poderão criar seus próprios hardwares usando o sistema da Steam, um esquema muito semelhante ao Android - há vários aparelhos, criados por empresas diferentes, que usam o sistema. A AMD e a Nvidia já confirmaram que irão produzir Steam Machines.


Isso permite que o consumidor faça sua escolha e adquira o "console" que mais lhe agrade, baseado nos tipos de jogo que ele prefere, ao invés de uma máquina fixa, como todos os outros videogames.

E por último e não menos importante, foi anunciado o Steam Controller. A primeira coisa que a Valve garantiu é que o controle será compatível com todos os jogos disponíveis na Steam, inclusive jogos que não aceitam joysticks.


Segundo a empresa, seu controle tem maior precisão e menos tempo de resposta do que todos os outros joysticks já feitos na história - Valve audaciosa.

O visual, de início, é bem peculiar e devo admitir que não me agradou em um primeiro momento. O Steam Controller possui dois trackpads e nada de direcionais ou alavancas maneiras dualshock. A ideia é que ele simule o mouse e o teclado, sem perda de desempenho. Entre os dois trackpads, há uma tela touchscreen que - pelo menos por enquanto - servirá para chamar o menu da Steam.

Além disso, há 16 botões (dezesseis botões dezesseis botões dezesseis botões) e segundo as promessas, metade deles podem ser pressionados sem ao menos tirar os dedões dos trackpads.


Seguindo a linha da total customização, os jogadores poderão definir o que cada botão irá fazer em determinado jogo, e poderão até compartilhar suas configurações com amigos. Será possível linkar uma tecla do teclado com um botão do joystick.

Ok Valve, você venceu, mas agora, por favor:


Matheus de Lucca

0 comentários: